sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

O que é Fine Art? - Confusão com o termo Fine Art - Parte 2

Algumas pessoas se referem ao termo Fine Art como sendo apenas o tipo de impressão fotográfica ou fotografias para capas e quadros de encomendas em eventos. Curiosamente uma análise das fotos publicadas nos “Flickrs” e afins nos leva a crer que a maioria das pessoas acha que, para uma fotografia ser Fine Art, ela precisa, por exemplo, ter uma mulher nua (isso, na verdade, é conseqüência do termo “Fine Art Nude” que surgiu para diferenciar fotos de nu comercial de revistas masculinas das fotos artísticas, onde o corpo nu é apenas um elemento estético e poético).
A origem e as aplicações do termo Fine Art, na fotografia, tanto contemporânea quanto no seu surgimento, refere-se a imagens feitas puramente por impulso artístico e estético, sem objetivos publicitário ou documental. Servem para decorações de ambientes e para exposições artísticas, sendo consideradas obras de arte pelo seu processo de criação e concepção do início ao fim do processo.


Na impressão os profissionais devem ser especializados e ter domínio da técnica nos equipamentos gráficos. As preocupações embutidas no conceito de Fine Art são a permanência e a estética. Existem diversas empresas especializadas neste tipo de impressão, que é a materialização da criação artística do fotógrafo.

0 comentários:

Postar um comentário